segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Solar dos Zagallos - Sobreda (Almada)

O Solar dos Zagallos, também conhecido por Quinta dos Pianos, que foi originariamente uma casa agrícola, é uma casa apalaçada de primeiro andar com pátio de entrada com portão de ferro, escadaria de acesso aos dois salões nobres (construídos com a intenção de aí ser recebido o rei D. João VI, visita que nunca chegou a realizar-se) e anexos vários. Inclui-se nesta magnífica propriedade, construída no século XVI, uma alameda de rara beleza.
Situa-se na povoação de Sobreda, à época uma das terras fidalgas da Caparica, embora no século passado não tivesse mais de 150 fogos.
Os proprietários foram os Zagallos, família oriunda de Reguengos de Monsaraz, que chegaram à Caparica no reinado de D. João II. Em 1745, o desembargador Rodrigo de Oliveira Zagallo instituiu um morgado na Sobreda.
O edifício e anexos sofreram diversas intervenções nos séculos XVIII, XIX e XX e conserva das diversas épocas azulejos, estuques e pinturas. O Solar possui três capelas, duas das quais nos jardins. A que se encontra integrada no corpo do edifício, a de Stº. António, tem ricas talhas e é forrada a azulejos representando cenas religiosas e profanas.
O Solar dos Zagallos é, hoje em dia, propriedade da Câmara Municipal de Almada, tendo sido objecto de uma profunda intervenção, visando a sua recuperação e preservação, donde resultou uma interessante peça do equipamento cultural do Município.

In:  http://www.g-sat.net/museus-de-portugal-1521/solar-dos-zagalos-concelho-de-almada




Um dos magníficos tectos - Sala Dourada

Tecto- Sala Verde
Sala Dourada

Sala Verde
Pormenor do jardim

Pormenor do jardim

Pormenor do jardim

Capela - altar

Cozinha

Jardim

Um dos vários painéis de azulejos

Solar visto do jardim

Sala contígua à capela

Outra bela sala


Solar dos Zagallos visto do exterior

Varanda
O horário do jardim: Dias úteis das 9 - 16 horas, Sábados das 10 às 19 horas e domingos daas 11 às 19 horas. Encerra aos feriados
Solar: De 4ª feira a sábado: das 10 às 12 horas e das 14 às 17,30 horas
Domingos das 14 às 17,30 horas
Encerra feriados

LocalizaçãoSolar dos Zagallos
Centro de Artes Tradicionais de Almada
Largo António Piano Júnior
2815-716 Sobreda

Tel. 21 294 70 00
Fax: 212 94 70 09
E-mail: zagalos@cma.m-almada.pt

Os nossos agradecimentos pelas facilidades concedidas à Dona Rosa e Dra Ana Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário

Primavera